O número de mortes em acidentes de trânsito aumentam no fim do ano

É no fim do ano que os números de acidentes e consequentemente de mortes aumentam no Brasil. A temporada de férias, festas e viagens aumenta o número de veículos e pedestres nas ruas e estradas deixando o trânsito ainda mais perigoso.

Segundo o Datasus, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 3,5 mil pessoas morrem em média no trânsito brasileiro a cada mês. Mas com a chegada do final do ano, esse número sobe para quase 3,9 mil, 12% a mais, especialmente nos últimos dias do ano.

As estatísticas mostram que por trás desses números, a principal causa dos acidentes de trânsito no Brasil é a falha humana, o número pode chegar até 90%. Hoje, a evolução tecnológica e de segurança dos carros fabricados no Brasil é evidente, todos eles devem sair de fábrica com airbags e freios abs, que evitam o bloqueio nas rodas, mas não adianta ter a melhor tecnologia se o motorista não for prudente e respeitar a leis de trânsito.

A atitude do motorista faz a diferença

O uso do celular é um dos fatores mais preocupantes quando se fala em acidentes. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Medicina de Trafego (Abramet) essa atitude é a terceira causa mais comum em acidentes de trânsito, já que um motorista falando ao celular tem quatro vezes mais chance de se envolver em uma ocorrência, mesmo estando de fones de ouvido ou no viva voz. A prática além de perigosa, pode ser facilmente evitada se o motorista esperar até conseguir encostar o veículo em uma área permitida para responder mensagens e fazer ligações.

Outro fator de risco que compromete a segurança dos ocupantes do veículo e pode levar a acidentes fatais, é o mau uso das cadeirinhas infantis. O uso das cadeirinhas é obrigatório por lei e de acordo com a OMS reduz o número de mortes entre 70% e 80%. O motorista deve sempre prestar atenção se a cadeirinha é ideal para a idade da criança e se está instalada corretamente. Para saber mais sobre as cadeirinhas infantis clique aqui.

O excesso de velocidade também está entre as principais causas de acidentes fatais nas estradas brasileiras, muito condutores acreditam que é normal dirigir acima da velocidade permitida, e que nada pode acontecer. Porém, um simples desvio de atenção no percurso pode trazer consequências irreparáveis.

Além disso, devemos sempre lembrar, da importância do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. O item é essencial para prevenção de acidentes fatais, pois ele retém melhor os ocupantes em suas posições e os mantem mais distantes das partes rígidas do veículo. É importante lembrar também, que um passageiro sem cinto no banco traseiro, não está somente arriscando a própria vida, mas também a dos ocupantes da dianteira.

Como vimos, adotar uma atitude correta na hora de dirigir é extremamente importante, mas também não podemos esquecer que a manutenção correta do veículo também é essencial para evitar circunstâncias perigosas e acidentes fatais no trânsito. Periodicamente e principalmente antes de pegar a estada verifique o combustível, as luzes e sinalizações, limpadores e desembaçadores, o nível de óleos e fluidos, a calibragem e desgaste dos pneus, e se a mecânica e elétrica estão funcionando corretamente.

Na hora de dirigir o motorista tem o poder de escolha, escolher não falar no celular, não beber e dirigir, não andar em alta velocidade, usar o cinto de segurança, fazer a manutenção do veículo, etc. E no trânsito, a escolha certa pode fazer toda a diferença.

Direção Defensiva

Com mais de 17 anos de experiência em Educação a Distância o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito, oferece além dos Cursos de Reciclagem, Reciclagem Preventiva e Especializados, o Curso de Direção Defensiva. O curso possui certificado e é indicado para todos os condutores de qualquer categoria que desejam dirigir melhor e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre trânsito. 100% online, o conteúdo fica disponível 24h por dia e ainda conta com monitores especializados para auxílio aos alunos. Clique Aqui e garanta já o seu Curso de Direção Defensiva. E você gestor, aproveite e ofereça essa oportunidade de atualização profissional para o seu time de motoristas.

Fonte: G1 e AutoPapo

Escrito por: Larissa Scramin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.

Cursos de Trânsito e os cookies a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.