Com quantos pontos se perde a Carteira de Motorista?

Com quantos pontos se perde a CNH?

Muitos motoristas tem dúvidas sobre o acumulo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Será que eles zeram no final do ano? É possível perder a CNH com uma multa só? Multa gravíssima perde a carteira? Afinal de contas, com quantos pontos se perde a CNH? Vamos responder a todas estas dúvidas nesta matéria!

Os Pontos na CNH

Conforme o motorista comete infrações, pontos são computados em sua CNH, sendo sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves.

Além dos pontos, cada tipo de infração possui um valor de multa, que pode ser multiplicado conforme previsão legal para cada caso.

Suspensão da CNH

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação gera a suspensão da CNH, ou seja, suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Entretanto, nem sempre é necessário o acumulo de pontos para que aconteça a suspensão. Em alguns casos, apenas uma infração é suficiente, conforme nos diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

 – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

 II – por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Portanto, sim, é possível ter a carteira suspensa tendo cometido uma única infração.

O motivo é porque o CTB prevê que essas infrações são mais do que gravíssimas e o valor da multa não seria o suficiente para punir o infrator, que deve passar por um processo de reeducação.

Quais são as infrações que geram Suspensão de CNH?

  1. Dirigir sob a influência de álcool ou negar-se a realizar o teste do Bafômetro
    A lei seca é rígida, e tem o objetivo de reduzir acidentes causados pela soma de álcool e volante. Por isso, quem é pego dirigindo alcoolizado tem sua CNH suspensa, além do pagamento da multa. O mesmo é válido para o motorista que se recusa a realizar o teste do Bafômetro.
  2. Não usar capacete 
    Visando a segurança do piloto e do passageiro de motocicletas, são punidos aqueles que não utilizarem capacete. Além da suspensão do direito de conduzir, deverá pagar uma multa.
  1. Executar manobra perigosa
    Você já deve ter presenciado um condutor fazendo aquela arrancada brusca ou a famosa “fritada” de pneus não é mesmo? Esta é uma infração gravíssima, que suspende o direito a dirigir e ainda vem acompanhada de multa!
  1. Excesso de velocidade
    A multa por excesso de velocidade é muito conhecida e temida pelos motoristas. No caso da suspensão, ela ocorre quando a velocidade atingida pelo veículo é superior a 50% da velocidade permitida na via.
  2. Forçar passagem entre veículos
    Antes de efetuar uma ultrapassagem, todo condutor deve se certificar de que haja extensão livre suficiente para sua manobra na faixa que irá tomar. Não observar esta precaução coloca em risco a vida dos outros usuários da via, por isso gera suspensão da CNH e multa.
  3. Ameaçar pedestre
    O motorista que for pego ameaçando pedestres que estejam atravessando a via será autuado com infração gravíssima. A multa é de R$293,47, e é feito o recolhimento do documento de habilitação.
  4. Transpor bloqueio policial
    Ao se deparar com um bloqueio policial, nunca passe por ele sem autorização, ou terá sua CNH suspensa com esta infração gravíssima.
  5. Condutor envolvido em acidente com vítima não cumprir com suas obrigações
    Quando um condutor se envolve em um acidente com vítima, é sua obrigação prestar socorro, adotar providências para evitar perigo para o trânsito no local, e colaborar com a polícia preservando o local e prestando as informações solicitadas. Descumprir com estas orientações é considerado infração gravíssima, que suspende a CNH e gera multa.
  6. Disputa por emulação e competição esportiva
    São os famosos “rachas” em vias públicas. A prática é ilegal, gerando suspensão da CNH e multa.

 

Pontos na CNH zeram no Ano Novo?

Diferente do que muitos acreditam a pontuação da CNH não zera com a virada do ano.

Os pontos só são retirados após um período de 12 meses da infração cometida. Ou seja, os pontos recebidos em julho de 2017, por exemplo, só irão sair da contagem em julho de 2018, e não no dia 01 de janeiro.

Dirigir com a CNH cassada ou suspensa

Dirigir com carteira cassada ou suspensa é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Se você está dirigindo com a CNH Suspensa, pode piorar sua situação, pois pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Reciclagem da Habilitação

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui. 

Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran, e a partir de 3 dias já se pode concluir os estudos.

Curso de Reciclagem a Distância

 

O Curso de Reciclagem a Distância do IBACBRASIL – Cursos de Trânsito  já ajudou mais de 50mil condutores a recuperar a CNH.

O  IBACBRASIL é, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

A versão Online é mais prática e mais flexível para quem tem pouco tempo para ir até a autoescola em vários dias para fazer as aulas. Com as aulas sendo feitas direto de casa ficou muito mais fácil recuperar a Carteira de Habilitação. Para saber mais sobre o curso acesse www.cursosdetransito.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.