Dirigir com a Carteira Suspensa é crime?

Quais são as consequências de dirigir com a CNH suspensa

CNH Suspensa
CNH Suspensa

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Além disso, existem infrações de trânsito que geram diretamente a suspensão da CNH, como dirigir sob a influência de álcool e pilotar moto não utilizando o capacete, por exemplo.

Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Imprudência que causa prejuízos

Recentemente um acidente deixou os moradores da cidade de Curitiba, no Paraná, preocupados com a conduta de motoristas que, mesmo com a carteira suspensa, permanecem dirigindo. No dia 07 de julho, três pessoas que estavam na calçada foram atingidas por uma moto no bairro Batel, em uma avenida com grandes movimentações de pedestres.

O motociclista de 22 anos, que também ficou ferido, perdeu o controle da moto após empinar o veículo, segundo a Polícia Civil, e acabou batendo contra um ponto de ônibus, atingindo as vítimas.

O jovem deve responder pelo crime de exibição e malabarismo de veículo automotor em via pública, segundo o delegado Anderson Franco da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). O crime está previsto no artigo 308 do código de trânsito.

O piloto da motocicleta, que está internado sob escolta policial, estava com a Carteira

ACIDENTES DE MOTO
FONTE: DPVAT

Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ainda conforme a polícia, a suspensão ocorreu em 2016 pelo mesmo ato de exibição em via pública.

Segundo o delegado Anderson Franco, assim que o piloto receber alta será levado para depor e poderá responder em liberdade com tornozeleira eletrônica.

Ainda no CTB, no artigo 307, está previsto que violar a suspensão da habilitação pode gerar a pena de detenção de seis meses a um ano e multa, com nova imposição adicional de idêntico prazo de suspensão ou de proibição.

 Como regularizar a CNH suspensa?

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui. 

Curso Online de Reciclagem de CNH
Curso Online de Reciclagem de CNH

O Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias. Isto significa que você pode participar das aulas online diretamente da sua casa.

Como funciona o Curso Online?

No Curso de Reciclagem para Condutores do Cursos de Trânsito, você vai estudar utilizando a  Plataforma Jornada, um ambiente virtual intuitivo e fácil de usar.

No Cursos de Trânsito, você nunca está sozinho. Se tiver qualquer dúvida em relação aos estudos, basta entrar em contato com o seu Monitor pelo chat ou pelo correio eletrônico da Plataforma Jornada.

A carga horária do Curso é de 30 horas-aula e o prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 3 dias.

Os conteúdos e avaliações estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Porque escolher o Cursos de Trânsito?

Depoimento
Depoimento

Cursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.

Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.

Escrito por: Amanda Silva

Fonte: g1, CTB, Cursos de Trânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.