App lança desafio entre usuários que estimula a direção defensiva.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o aplicativo Trekken, game que avalia como motoristas dirigem, lançou um desafio entre seus usuários para recompensar os bons condutores com descontos nos cupons oferecidos no Clube de Pontos Trekken.

Muitas pessoas ainda acham que o problema está naqueles que dirigem “devagar” e não sabem “pilotar” o carro nas ruas brasileiras.
Muitas pessoas ainda acham que o problema está naqueles que dirigem “devagar” e não sabem “pilotar” o carro nas ruas brasileiras.

A violência no trânsito no Brasil está atingindo índices cada vez maiores apesar dos esforços empregados pelo governo com campanhas de conscientização e aumento nas multas e punições. Muitas pessoas ainda acham que este assunto não é um problema, e o problema na verdade são os outros, aqueles que dirigem “devagar” e não sabem “pilotar” o carro nas ruas brasileiras.

De acordo com a ONSV, 44 mil pessoas morreram no Brasil no ano passado. A violência no trânsito não é apenas um problema, já é considerada uma epidemia, atualmente mata mais que câncer no Brasil. Entender porque os motoristas se expõem ao risco dirigindo de forma agressiva é complexo e geralmente acidentes são resultado de mais de uma causa. Entretanto, estudos da ONSV apontam que 90% dos acidentes são influenciados por falha humanas (ex: velocidade acima do permitido, manobras agressivas, usar o telefone dirigindo, etc). Neste contexto, o Trekken foi desenvolvido para preencher esta lacuna de conscientização, incentivando o motorista a dirigir de forma responsável, e não “pilotar”, em troca de benefícios (http://descontos.trekken.com.br).

O funcionamento e uso do Trekken é simples, o aplicativo analisa e auxilia na reeducação do motorista buscando orientar para uma condução mais responsável. Com o objetivo de educar, mas sem “impor”, o Trekken segue o conceito de game sério com a intenção de incentivar, de forma lúdica, o comportamento responsável no trânsito. De forma automática e sem necessidade de equipamento instalado no veículo, o Trekken utiliza os sensores existentes nos smartphones para traçar o perfil de condução em um indicador simples chamado de “nota”, que varia entre os valores 0 e 10 para demonstrar se o motorista é agressivo ou responsável, respectivamente. Esta nota é baseada no perfil de velocidade do e no número de manobras agressivas detectadas (curvas fechadas, “arrancadas”, freadas bruscas e o uso do smartphone dirigindo). Para auxiliar na reeducação, o aplicativo armazena a rota percorrida, em conjunto com as manobras detectadas, para ajudar o motorista a identificar os seus pontos fracos e, com isto, reduzir custos com manutenção e combustível.

Para aumentar o engajamento dos usuários com o aplicativo e a responsabilidade no trânsito, o Trekken está lançando um Desafio Entre Amigos Trekken (www.trekken.com.br/desafio),  uma competição saudável em que os usuários podem desafiar os seus amigos, compartilhar o resultado nas redes sociais e, além disso, os bons motoristas podem trocar o seu bom desempenho por descontos no Clube de Pontos Trekken. A regra para participar é simples, o usuário deve baixar o Trekken no Google Play, fazer seu cadastro e convidar seus amigos para participarem, quem aceitar o desafio deve conduzir seu veículo por pelo menos 10km com uma nota 9,0 no aplicativo. Esta gameficação permite ao Trekken obter o seu melhor resultado, em uma pesquisa recente, grande parte dos usuários relataram que a “competição” saudável promovida pelo app ajudou a diminuir o stress no trânsito. O fato de estar competindo com os amigos auxilia na diminuição da ansiedade e incentiva a dirigir de forma consciente para ficar bem colocado no ranking.

Quer participar? O Trekken App é gratuito e está disponível para download no Google Play. O aplicativo já ultrapassou a marca dos 5.500 downloads com uma média excelente de avaliação dos usuários (4,6) e acumula prêmios e participações nos melhores eventos especializados em inovação no Brasil: InfoStart 2014 (Ed. Abril, Revista InfoExame), Inovativa Brasil, Campus Party, Starse Demo Day (Info Money), Encontre um Anjo (Pequenas Empresas & Grandes Negócios), etc.

Fonte: Portal do Trânsito

Um comentário em "App lança desafio entre usuários que estimula a direção defensiva."

  1. Não o conheço, mas, já posso adiantar: só em você participar já o deixará mais consciente no trânsito ,ou seja, mais cauteloso e defensivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.

Cursos de Trânsito e os cookies a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.