Placas de trânsito e seus significados – Atualizado 2019

As placas de trânsito estão localizadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo ao condutor mensagens, através de legendas e maioritariamente símbolos conhecidos anteriormente e legalmente instituídos. Estas placas têm como objetivo manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança.

É imprescindível para qualquer condutor saber os significados das placas de trânsito. As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

Placas de Regulamentação

Placas de Regulamentação
Placas de Regulamentação

As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições. A violação destas placas pelo condutor, constitui uma infração do Código de Trânsito Brasileiro, ficando este sujeito a multas e penalidades. Estas placas são vermelhas, com fundo branco e têm um formato redondo, à exceção da placa de ‘Parada Obrigatória’, que tem um formato hexagonal e com fundo vermelho e a placa ‘Dê a preferência’, com uma forma de triângulo invertido. Na imagem, poderá ver as placas de regulamentação existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Sinalização de Obras

Placas de Sinalização de Obras
Placas de Sinalização de Obras

Tal como o nome indica, as placas de sinalização de obras, têm como objetivo informar o condutor da aproximação a obras na via. Geralmente, estas placas têm um formato quadrado (colocado na diagonal), à exceção de 4 que apresentam uma forma retangular, e têm fundo amarelo. Algumas também têm, em baixo, uma pequena placa retangular, com a indicação da distância. Na imagem, poderá ver as placas de sinalização de obras existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Advertência

As placas de advertência têm como objetivo advertir o condutor, ou seja, alertar o condutor de possíveis perigos em relação às vias. Estas placas têm uma forma quadrada (colocadas na diagonal), com fundo amarelo e não são de caráter punitivo. As placas de advertência podem alertar o condutor da aproximação a curvas, cruzamentos, estreitamento de via, ferrovias, perigo ou sentido. Na imagem, poderá ver as placas de advertência existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Indicação

Placas de Indicação
Placas de Indicação

As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de indicação.

Placas Educativas

Placas Educativas
Placas Educativas

Tal como o nome sugere, as placas educativas têm o propósito de educar o condutor quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Estas placas são retangulares e de fundo branco. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas educativas.

Placas de Atrativo Turístico

Placas de Atrativo Turístico
Placas de Atrativo Turístico

As placas de atrativo turístico indicam e orientam o condutor da localização das atrações turísticas locais. Estas placas têm um fundo marrom, com letras brancas e indicam através do nome e símbolo o local, podendo também orientar o condutor da localização das atrações turísticas através de setas e dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de atrativo turístico.

Serviços Auxiliares

Placas de Serviços Auxiliares
Placas de Serviços Auxiliares

As placas de serviços auxiliares informam e orientam o condutor dos locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, como bombas de gasolina, parques de campismo, restaurantes, hospitais, entre outros. Estas placas têm um formato retangular, com fundo azul e apresentam o respetivo símbolo do serviço indicado. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de serviços

Fonte: UmComo / Vanessa Lopes

Para saber mais sobre trânsito acesse:

65 comentários em "Placas de trânsito e seus significados – Atualizado 2019"

  1. As pessoas que hoje dirigem sem carteira ou quem tem carteira mas não sabem os significados das placas deveriam procurar a olhar, entender, estudar as leis de trânsito pois isso ajuda muito salvar vidas.

  2. GOSTARIA DE SABER SE ADULTERAR UMA PLACA DE TRANSITO É CRIME. QUAL LEI E ARTIGO MENCIONA, POIS EM FRENTE AO MEU APTº, TEM UMA PRAÇA, ONDE TEM DUAS PLACAS DE PROIBIDO PARA E ESTACIONAR, FICA EM FRENTE A UMA LANCHONETE E É CURVA A PLACA EM FRENTE AO BAR FOI ADULTERADA, OU SEJA, COLOCARAM FITA ADESIVA TAPANDO UMA DAS LINHAS VERMELHAS E ONDE ESTACIONAM CARROS DIRETO. RECLAMEI DUAS VEZES COM O DEMUTRAN DE OSASCO MENCIONANDO ESSA ADULTERAÇÃO, ELES VEM ATE AO LOCAL MULTAM TODOS OS CARROS AO REDOR D PRAÇA, MS NÃO TIRAM A FITA DA MESMA E CONTINUA. GOSTARIA DE SABER COM QUEM POSSO RECLAMAR.

  3. Tem uma placa com a definição errada.
    Placas de advertência – Junções Sucessivas contrárias -Primeira a esquerda,quando correto seria a direita.
    Foi colocado nas duas placas a esquerda.

  4. Existe em minha cidade, um simbolo pintado na cor azul, no asfalto, perto de uma rotatória.
    Tem a mesma forma do representando um triangulo do simbolo “de a preferencia”.
    Qual o significado?

  5. Vou tirar minha carta .e já comecei a estudar às placas .e agradeço ajuda ,pois qdo receber o manual da auto escola , já estarei pronta ..obgda.

  6. Boa noite…estava revendo as placas de trânsito para fortalecer a mente e não cai no esquecimento, notei q existe uma placa de vcs q está errada (juncoes sucessiva contrária primeira esquerda) pelo desenha da placa seria (junções sucessiva contrária primeira direita) obrigado..

  7. Ola…. Por favor me explique de onde surgiu o Sinal de PARE, que tem o mesmo formato (octogonal), em vários países. Eu fico pasmo quando alguns instrutores de AUTO ESCOLA dizem que tanto o PARE quanto o Dê a PREFERÊNCIA tem este formato para que possa ser lido pelas costas da placa pelo condutor que está transitando na outra via , e que então ele interprete que a preferência é sua.. Por favor a sinalização de trânsito não tem mensagem subliminar . ela tem que ser bem clara e precisa….Eu li uma vez mas não sei onde, que estes formatos distintos foram no tratado de Viena , para que os paises que fazem parte adotarem, para facilitar que um estrangeiro possa transitar com segurança, mesmo não entendendo o idioma do pais. ME EXPLIQUE… E ME PASSA A FONTE.

  8. Ola…. Por favor me explique de onde surgiu o Sinal de PARE, que tem o mesmo formato (octogonal), em vários países. Eu fico pasmo quando alguns instrutores de AUTO ESCOLA dizem que tanto o PARE quanto o Dê a PREFERÊNCIA tem este formato para que possa ser lido pelas costas da placa pelo condutor que está transitando na outra via , e que então ele interprete que a preferência é sua… Eu li uma vez mas não sei onde. Que estes formatos distintos foram no tratado de Viena , para que os paises que fazem parte adotarem, para facilitar que um estrangeiro possa transitar com segurança, mesmo não entendendo o idioma do pais.

  9. Ola boa noite. Gostaria de saber a respeito das placas R-6B com a inscrição “EXCLUSIVO VANS E ÔNIBUS ESCOLARES”.
    A dúvida é se tais vagas são permitidas bem como a citada inscrição…
    Obrigado.

  10. Sou motorista profissional a 16 anos, mas sempre dou uma olhada nas sinalizações, porque com o tempo podemos esquecer de alguma, não são todas que estudamos que tem na Estrada, viajo de Rondônia para todo Brasil, e não tem a metade das placas nas estrada e nem nas cidades….

  11. Ser habilitado, não é só ter um documento ( carteira de habilitação), ser habilitado é deter os conhecimentos acerca da sinalização , como também, das regras de circulção e conduta, infrações e direção defensiva.

  12. Boa noite Pe. Fábio de Melo !
    Artigo maravilhosa.
    A imprudência dos motoristas está fora do sério. Eles estão precisando,mesma dessas orientações,pra ver se eles se acordam pra vida,e tem mais respeito com os predestes !

  13. gostei muito das dica de transito, sou gestor de transito formado pela fael gostaria de saber mais sobre transito,sou louco por transito sobre coisas novas.

  14. Muito bem explicado, só deixo uma observação para site, algumas Propagandas e as imagens estão demorando muito para carregar mais na questão informativa estão de parabéns.

    1. Segundo o CTB, o trecho de validade das placas de regulamentação de estacionamento (R-6a, R-6b e R-6c) obedece ao preconizado na Resolução do CONTRAN n. 180/05: nas quadras com até 60 metros de extensão, uma única placa, implantada no meio do quarteirão, vale para toda a quadra (sendo 30 m para a frente e 30 m para trás); nos locais com comprimento superior, devem ser colocadas duas ou mais placas, mantendo-se entre elas uma distância recomendável de 60 m (podendo chegar até a 80 m), com a mais próxima da esquina em distância entre 5 a 30 metros do cruzamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.