SuperVia realiza ações de incentivo ao uso do trem e da integração com bicicletas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro

Hoje, Dia Mundial Sem Carro, a população do Rio de Janeiro tem um motivo a mais para trocar o carro pelo transporte público. A SuperVia aproveitou a data para promover a campanha “Desengarrafe”, que tem como objetivo apresentar as contribuições do trem para a mobilidade urbana do Estado. Promotores irão atuar em pontos estratégicos do Rio distribuindo garrafinhas contendo uma passagem de trem gratuita para ser usada na data, uma forma de convidar as pessoas a aderirem à campanha mundial. Na estação Central do Brasil, passageiros da concessionária poderão concorrer a quatro bicicletas, além de participarem de um jogo interativo de perguntas e respostas sobre transportes. Um trem da concessionária transporta uma média de duas mil pessoas, uma capacidade que equivale a, no mínimo, menos 400 carros nas ruas.

Já no próximo sábado (26/09), os passageiros dos trens do Rio que gostam de aproveitar o fim de semana para passear de bicicleta terão 10 horas a mais que o habitual para embarcar com suas bikes. A liberação será uma oportunidade para a concessionária avaliar a possibilidade de ampliar o horário do serviço, atualmente iniciado às 14h. Além dos sábados, a partir das 14h o embarque com bicicletas é permitido aos domingos e feriados, durante o dia todo, e nos dias úteis, a partir das 21h.
Desde 2012, já foram contabilizados mais de 37 mil acessos, a maior parte aos domingos, dia que a concessionária regista uma média de 200 embarques com bicicletas. A estação Central do Brasil é a mais procurada, seguida por Comendador Soares e Japeri (ambas localizadas na Baixada Fluminense). Entre as estações localizadas no município do Rio com maior número de embarques está a Central do Brasil, seguida de Madureira e São Cristóvão.

Outra iniciativa da concessionária que contribui para incentivar o uso da integração trem + bicicleta é a oferta de bicicletários gratuitos nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. Eles oferecem um total de 4 mil vagas e contam, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 4h às 0h, e aos sábados, das 4h às 23h. A guarda de bicicletas também está aberta para o público que não utiliza o trem, com custo de R$ 1 por dia. De acordo com estudos realizados pela SuperVia, a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para chegar às estações. Pesquisas da concessionária também mostram que, dos passageiros que utilizam a bicicleta como meio de transporte complementar, 77% estão indo para o trabalho, 8% para a escola e 5% estão se deslocando para locais em que realizarão atividades de lazer.

Fonte: Flavia Trece
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,787036,SuperVia_realiza_acoes_de_incentivo_ao_uso_do_trem_e_da_integracao_com_bicicletas_em_comemoracao_ao_Dia_Mundial_Sem_Carr,787036,8.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 21h00. Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.  Exceto Feriados.