Blog

Consultor de trânsito alerta para consequências de dirigir com a CNH suspensa ou cassada

Com a proximidade das festas de Natal e Fim de Ano e o início das férias de verão, o consultor de trânsito Francisco Maurício Bieniacheski faz um alerta para a necessidade de os motoristas observarem a legislação e não se arriscarem a conduzir veículos com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada. “Há até implicações de ordem criminal”, diz.

Consultor do IBACBRASIL-Cursos de Trânsito, de Curitiba, Bieniacheski lembra que, de acordo com o artigo 307, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, violar a suspensão ou a cassação da CNH é crime, com pena de detenção de seis meses a um ano. Isso significa que, em caso de condenação, o infrator terá a ficha suja na Justiça, o que gera consequências, como, por exemplo, não poder assumir cargo em concursos públicos.

Suspensão

A suspensão do direito de dirigir é aplicada pelo Departamento de Trânsito (Detran) cada vez que o motorista atinge, no prazo de 12 meses, a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito. Esse direito fica interrompido por um período que varia de seis meses a um ano, podendo ser ampliado de oito meses a dois anos se houver reincidência nos 12 meses seguintes, alcançando novamente os 20 pontos.

Francisco Bieniacheski relembra que há infrações que levam diretamente à suspensão: “Dirigir alcoolizado, dirigir ameaçando os pedestres, disputar racha, executar manobra perigosa, deixar de prestar socorro em acidente, não obedecer bloqueio viário policial e excesso de velocidade”.  Ele salienta que são infrações gravíssimas que provocam a suspensão da CNH, além de aplicação de multa de valores elevados.

Suspenso o direito de dirigir, o motorista deve entregar a CNH no Detran e iniciar um curso de reciclagem. “Desde setembro último, os motoristas do Paraná podem fazer o curso online, que é rápido, prático e a melhor opção para quem não tem tempo de frequentar aulas presenciais”, informa Bieniacheski. Cumprido o tempo de suspensão e concluído o curso com aprovação na prova teórica, o condutor recebe a CNH de volta.

O Curso de Reciclagem Online está disponível no site: www.cursosdetransito.com.br

Cassação

A situação do motorista impedido legalmente de dirigir pode ficar ainda mais complicada se, no período da suspensão, ele for apanhando conduzindo veículo automotor. Segundo o consultor, “nesse caso, o motorista terá a CNH cassada, receberá multa elevada, poderá ter o carro apreendido e ficará dois anos sem dirigir”.

Para retomar o direito de dirigir, se ele for cassado, o infrator deverá fazer o curso de reciclagem, este pode ser feito online, e refazer todo o processo de obtenção da CNH, inclusive os exames físicos e psicológicos, frequentar aulas teóricas e práticas e se submeter aos exames teórico e prático. “É como se a pessoa fosse tirar a primeira habilitação para dirigir”, esclarece o consultor.

Por fim, Francisco Maurício Bieniacheski garante que dirigir com a CNH suspensa ou cassada é um tremendo risco. “No trânsito, sem a habilitação em ordem, arriscar é uma péssima escolha”, enfatiza.

________

Informação do

IbacBrasil – Educação a Distância/Cursos de Trânsito – Curitiba (PR)

(041) 2107-0700

www.ibacbrasil.com

assessoriadeimprensa@ibacbrasil.com

Walter Schmidt – (41) 99168-4933.

 

Saiba tudo sobre as modificações no carro a gás

Para quem está em busca de carros usados em Curitiba, pode contar com opções de qualidade. Ainda que você tenha em mente adquirir um automóvel novo, leve também em consideração as vantagens que um carro usado possui.

A alternativa válida para você adquirir o seu usado é saber muito bem onde pesquisar. Nesse caso, vale fazer uma busca em sites de revendas, por exemplo, analisando marcas e modelos.

Além disso, é relevante também checar a reputação da revenda onde você pretende efetuar o negócio. Consulte outras pessoas e veja se tal revenda apresenta uma boa avaliação.

Nunca deixe também de efetuar o test drive no veículo em questão. É importante analisar o seu espaço interno, averiguar se alguma vez ele já sofreu uma batida, bem como é importante verificar a estabilidade dele na hora de dirigir, entre outros quesitos.

As características do carro a gás

Quando o assunto é adquirir um carro, além dos usados e seminovos, é importante conhecer as possibilidades do chamado kit GNV, também conhecido como kit de Gás Natural Veicular.

O GNV, o Gás Natural Veicular é um combustível gasoso que pode ser encontrado no subsolo e nas jazidas de onde é extraído o petróleo. Ao ser encontrado, esse gás é encanado e então é distribuído nos postos, onde não pode sofrer nenhuma alteração.

Hoje em dia não existem carros originais de fábrica que contam com o Gás Natural Veicular instalado. Por isso, quem almeja ter um kit GNV deve procurar uma oficina credenciada para realizar tais modificações no veículo.

Não existem limitações de marca ou modelo de carro para receber o kit. O GNV pode ser instalado em qualquer automóvel usado ou seminovo, tais como o Renault Sandero, o Volkswagen Fox, entre outros modelos. O preço da instalação varia em média entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00.

 

A regularização dos documentos dos carros a gás

Poder dirigir um carro a gás necessita de alguns procedimentos burocráticos. Para efetuar a adaptação e a instalação do kit GNV em seu veículo, é necessário primeiramente solicitar a instalação do Detran do seu respectivo Estado.

Após ter feito o pedido e o processo de instalação, é necessário, após o período de cinco dias, efetuar o processo de inspeção. Essa inspeção deve ser efetuada em um local apropriado, indicado pelo Inmetro.

Depois da devida aprovação, será feito o selo do Inmetro e também a emissão do CSV, que é o Certificado de Segurança Veicular. Esse selo pode ser devidamente guardado juntamente com o documento do carro ou colado no para-brisa. É importante salientar que, uma vez que esse selo for retirado, ele então perderá o seu valor.

Após tal procedimento é preciso efetuar a vistoria no veículo exigida pelo Detran. Em seguida será emitido um novo CSV contendo a observação de modificação e a notificação de que o combustível foi alterado.

Além disso, os veículos adaptados com Gás Natural Veicular devem refazer a inspeção para a emissão do CSV anualmente. Com isso, o veículo estará apto a rodar normalmente dentro das leis.

 

As vantagens do kit GNV

O kit de Gás Natural Veicular pode ser instalado em modelos variados de carros, como, por exemplo, no Fiat Siena, bem como em outros automóveis.

De uma maneira geral, o tempo de instalação leva de três a sete horas. Por isso, é relevante estar a par de algumas vantagens apresentadas pelo GNV. São elas:

 

O detalhe na economia

O KIT GNV tem como um dos principais destaques o fator econômico. Isso porque o Gás Natural Veicular é consideravelmente mais barato que os outros tipos de combustíveis.

Vale salientar também que algumas pesquisas estimam que o GNV tem a possibilidade de rodar em média 30% a mais em comparação com a gasolina, podendo chegar até 50% a mais se for comparado com o etanol.

É óbvio também que tais números e estatísticas devem levar em consideração também a maneira como o veículo é conduzido e também a constância do seu uso.

 

Redução no IPVA

 Em alguns Estados no Brasil são oferecidos descontos no IPVA para aqueles automóveis que contam com o kit de Gás Natural Veicular. Além disso, caso o proprietário considere necessário, ele pode abastecer com combustível comum.

 

Menos troca de óleo, menos poluição

 O Gás Natural Veicular demonstra ser uma alternativa ecologicamente correta nos dias de hoje, em que essa questão é bastante comentada. O GNV reduz consideravelmente a produção de carbono no interior do automóvel.

Além disso, ele também proporciona uma diminuição na necessidade de efetuar constantemente as trocas de óleo. Ou seja, o óleo consegue manter a sua qualidade por um bom tempo, mesmo após certa quilometragem.

Poucos danos na estrutura interna do carro

 Justamente por não se tratar de um combustível líquido, tais como a gasolina e o álcool, o gás natural não gera o acúmulo de líquido no interior do veículo.

Com isso, se evita que boa parte das peças e demais componentes sofram com a sujeira e a ferrugem.

 

Dificuldade de adulteração

 O Gás Natural Veicular apresenta maior dificuldade para sofrer qualquer tipo de adulteração, salientando também que ele demonstra ser bastante vantajoso para quem precisa rodar bastante.

Por isso, essa opção pelo kit GNV constitui uma alternativa interessante para taxistas, por exemplo, bem como para aqueles motoristas que precisam efetuar viagens constantes para outras cidades.

 

Os procedimentos mais adequados na hora de abastecer com GNV

Diante das vantagens citadas é importante também estar atento para saber como funciona o método de abastecimento em um carro que conta com o kit de Gás Natural Veicular.

Inicialmente, o frentista necessita efetuar o aterramento junto da válvula de abastecimento. Para isso, é preciso que todos os ocupantes do veículo saiam dele. Além disso, outros procedimentos consistem em:

  • Efetuar o desligamento do motor
  • Desligar também o sistema de som
  • Abrir todas as portas
  • Verificar com atenção se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada do carro

 

Conclusão

Quando assunto é a diminuição da poluição e também mais economia, o kit GNV está aí como uma boa alternativa, pois os seus benefícios em longo prazo são muito vantajosos.

E então, se você conhece alguém que pretende efetuar as modificações no carro para instalar o Gás Natural, não deixe de compartilhar esse artigo.

Escrito por: Portal Chaves na Mão

Significado das Placas em Rodovias

Conheça o significado das Principais placas de sinalização em Rodovias

Falta pouco tempo para o período de férias escolares, e talvez você já esteja programando uma viagem de carro.

No dia a dia no trânsito nos deparamos com diversas placas de sinalização as quais já estamos habituados, mas quando pegamos a estrada, vemos placas que já não víamos há muito tempo, e nem sempre lembramos prontamente seu significado.

Para te ajudar a viajar com segurança, o Cursos de Trânsito preparou esta rápida revisão sobre as sinalizações de trânsito, dando destaque a aquelas mais constantes em rodovias.

Sinalização Permanente e Temporária

Existem dois tipos de sinalização: a Permanente e a Temporária. A sinalização permanente é aquela fixa. Já as sinalizações temporárias servem para orientar sobre fatores anormais, como obras, por exemplo.

Tipos de Sinalização Permanente

Este tipo de sinalização informa, por exemplo:

  • Características físicas da rodovia (pista simples, pista dupla, número de faixas de tráfego etc.);
  • Velocidade operacional da rodovia;
  • Características da região atravessada pela rodovia (região plana, ondulada ou montanhosa); e
  • Tipo e intensidade de ocupação lateral da via (uso do solo urbano ou rural).

Algumas das placas mais comuns de regulamentação que você verá em rodovias são:

  • Proibido Ultrapassar (R-7): Regulamenta o ponto a partir do qual se inicia um trecho com restrição ao movimento de ultrapassagem.

  • Velocidade Máxima Permitida (R-19): Regulamenta a velocidade máxima permitida a partir do ponto aonde é afixado o sinal.

  • Duplo Sentido de Circulação (R-28) Regulamenta a circulação em sentido duplo a partir do local em que o sinal estiver afixado.

Você verá também placas de advertência, que server para alertar sobre condições potencialmente perigosas. Alguns exemplos das que você poderá ver em rodovias são:

  • Estreitamento de Pista ao Centro (A-21a), Estreitamento de Pista à Esquerda (A-21b) ou Estreitamento de Pista à Direita (A-21c): Advertem da existência, à frente, de estreitamento da pista, ocasionando redução do número de faixas de trânsito.

  • Mão Dupla Adiante (A-25): Adverte sobre a alteração, à frente, de sentido único para sentido duplo de circulação.

As rodovias também são repletas de sinais de indicação, como os sinais de identificação de municípios, pontes, viadutos, divisas e fronteiras, praças de pedágio, e serviços, por exemplo.

 

Os sinais de referência quilométrica (identificação quilométrica ou marco quilométrico) servem para que o motorista tenha uma referência de localização e de progressão da viagem. Também são importantes para auxiliar de identificação de locais de ocorrência de acidentes.

Você já deve ter visto também painéis com mensagens luminosas. Trata-se da Sinalização Dinâmica, exposta através de Painéis de Mensagem Variável (PMV). Ela traz informações em tempo real sobre condições especiais da rodovia.

Sinalização Temporária

A sinalização dos serviços temporários na rodovia:

  • Informa a existência de obras, serviços de conservação ou situações de emergência e das novas condições de trânsito;
  • Regulamenta a circulação, a velocidade e outras condições para a segurança local;
  • Posiciona e ordena adequadamente os veículos, para reduzir os riscos de acidentes e congestionamentos; e
  • Delineia o contorno da obra e suas interferências na rodovia.

 

Os sinais de advertência são placas da cor laranja  usadas para alertar sobre as alterações ocorridas na via em decorrência de obras, serviços de conservação ou situações de emergência.

  • Obras (A-24): Adverte sobre a existência, à frente, de obras na pista ou junto à rodovia, com a presença de trabalhadores próximos ao fluxo de veículos.

Como elementos de sinalização temporária, os sinais de indicação atuam indicando os caminhos alternativos nos casos em que há bloqueio das pistas ou informar sobre as condições das interferências e as distâncias em que elas estão localizadas. São usados nas áreas de advertência, de transição e de retorno à situação normal.

  • Desvio à Esquerda a…m (IO-3) ou Desvio à Direita a…m (IO-4): Indicam a existência, à frente de desvio à esquerda (IO-3) ou à direita (IO-4) da pista, à distância indicada.

Também são utilizados os PMVs como sinalização temporária, no formato móvel para informar eventos localizados e não recorrentes, tais como, obras e acidentes.

Fiscalização

A segurança no trânsito vem em primeiro lugar e dirigir com consciência é essencial. Mas vale lembrar que em períodos de alta temporada a fiscalização nas rodovias é ainda maior. Por isso cuidado para não acumular pontos na Carneira Nacional de Habilitação (CNH) na empolgação de chegar logo ao destino da viagem.

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Além disso, dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos. CLIQUE AQUI  para conferir se o seu estado já conta com a facilidade da Educação a Distância (EaD) para regularizar sua situação.

O Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias em aulas online, diretamente da sua casa.

Para saber mais sobre o Curso de Reciclagem acesse www.cursosdetransito.com.br

 

Fontes: Governo do Estado do Tocantis, DER, DNIT

Escrito por: Amanda Silva

 

 

 

Reciclagem Preventiva de CNH

Motoristas Profissionais do Paraná e de Goiás já podem fazer Reciclagem Preventiva de CNH Online

Se você é Motorista Profissional (condutor com habilitação categoria C, D e E, que exerce atividade remunerada), e tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Paraná ou Goiás, saiba que o Curso de Reciclagem Preventiva Online já está disponível para você, através da empresa IBACBRASIL Cursos de Trânsito.

O curso é direcionado para motoristas profissionais que atendam a estes requisitos e tenham atingido entre 14 e 19 pontos na CNH.

Conforme o motorista comete infrações, pontos são computados em sua CNH, sendo sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves. O acumulo de 20 pontos na gera a suspensão da CNH, ou seja, suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Com o Curso de Reciclagem Preventiva a distância o motorista tem a possibilidade de regularizar sua situação antes mesmo de uma suspensão e, desta forma, não ficar todo este tempo da penalidade sem dirigir.

Como funciona o Curso Online de Reciclagem Preventiva

Para realizar seu curso, compareça ao DETRAN (PR ou GO) para solicitar a abertura do processo de “RECICLAGEM PREVENTIVA DA CNH”. Após providenciar a abertura do processo você estará pronto para iniciar o processo de matrícula para a realização do curso no site www.cursosdetransito.com.br.

Com o curso Online existe maior autonomia para programar seus horários de estudo, não é necessário ir até a autoescola e você faz seus próprios horários.

A versão Online do Curso de Reciclagem Preventiva é mais prática e mais flexível para quem não tem tempo de ir até a autoescola, em vários dias, para fazer as aulas. Ficou muito mais fácil recuperar a Carteira de Habilitação, na modalidade a distância, você estuda de onde e quando quiser. Para saber mais sobre o curso acesse www.cursosdetransito.com.br

 

Melhor opção

Os conteúdos do Curso de Reciclagem Preventiva, a metodologia de realização e as tecnologias da educação a distância do IBACBRASIL foram analisados e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), conforme Portaria n. 200, de 23 de outubro de 2013, e autorizado pelo DETRAN-PR pela Portaria 117/2018 COOHA DG.

O IBACBRASIL é, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Regularize a CNH Suspensa na Black Friday

Black Friday do IBACBRASIL-Cursos de Trânsito sorteia vales-compras!

Se você está com a carteira nacional de habilitação (CNH) Suspensa ou Cassada, você pode fazer seu curso de Reciclagem em uma condição imperdível de Black Friday!

Os motoristas que comprarem o Curso Online de Reciclagem para Condutores do IBACBRASIL-Cursos de Trânsito durante o período promocional (até o dia 20 de novembro de 2018), vão concorrer a 40 vales-compras da americanas.com de R$ 100,00 cada.

A promoção faz parte do Black Friday, época em que várias empresas oferecem descontos especiais aos consumidores.

Reciclagem Online

Voltado para os motoristas e motociclistas que precisam regularizar a sua situação perante o Detran, recuperando o direito de dirigir, o Curso de Reciclagem do IBACBRASIL Cursos de Trânsito é 100% online e permite estudar no computador, celular ou tablet, onde quiser, com o conteúdo disponibilizado 24 horas por dia.

Condições do Sorteio

O sorteio dos 40 vales-compras (um por CPF) será realizado no dia 21 de novembro deste ano. Para participar da promoção, basta adquirir o curso no site www.cursosdetransito.com.br  (selecionando o Estado correspondente ao registro da CNH). Serão consideradas aptas a participar do sorteio apenas as inscrições com pagamentos confirmados até as 23h59 do dia 20 de novembro.

Os vales-compras dão R$100,00 de crédito na loja virtual da americanas.com (www.americanas.com.br). Fica a critério do ganhador utilizar o vale durante a BlackFriday, cuja data oficial neste ano é 23 de novembro, ou em outra data, obedecendo a validade de um ano do dia da emissão do vale.

CNH suspensa, como funciona?

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Além disso, existem infrações de trânsito que geram diretamente a suspensão da CNH, como dirigir sob a influência de álcool e pilotar moto não utilizando o capacete, por exemplo.

Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Como regularizar a CNH suspensa?

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos. CLIQUE AQUI  para conferir se o seu estado já conta com a facilidade da Educação a Distância (EaD) para regularizar sua situação.

O Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias em aulas online, diretamente da sua casa.

Como funciona o Curso Online?

No Curso de Reciclagem para Condutores do Cursos de Trânsito, você vai estudar utilizando a  Plataforma Jornada, um ambiente virtual intuitivo e fácil de usar.

No Cursos de Trânsito, você nunca está sozinho. Se tiver qualquer dúvida em relação aos estudos, basta entrar em contato com o seu Monitor pelo chat, e-mail, 0800 ou até Whatsapp.

Os conteúdos e avaliações estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Porque escolher o Cursos de Trânsito?

Cursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.

Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.

Escrito por: Amanda Silva

Fonte: g1, CTB, Cursos de Trânsito.

Não fazer Manutenção Veicular pode gerar multa

O que é e em que implica a “Manutenção”?

Quando pensamos em Manutenção Veicular, logo nos vem a mente outra palavra: oficina.

Manutenção significa manter, conservar, consertar. Um  veiculo, após certo tempo de uso, precisa de manutenção, pois o desgaste de peças ocorre.

Muitas pessoas descuidam deste aspecto com relação ao seu veiculo. Porém, é fundamental ter este cuidado.Afinal de contasvocê leva em seu veiculo seus Filhos, esposa/marido, irmão, amigos, clientes, enfim, pessoas com as quais você se importa. Além, é claro, de você mesmo.

Consideremos aqui também, que há outras pessoas envolvidas no trânsito e, que de alguma forma, estão ligadas a nós, e dependem de uma correta manutenção veicular de nossa parte. Por exemplo, se um veículo “perde” o freio e atinge pedestres na calçada, motos, ou mesmo outros veículos, por falha de manutenção, poderá trazer resultados terríveis.

Quem é o responsável

A não verificação dos freios, limpador de para-brisa e pneus, por exemplo, podem conduzir a um envolvimento em acidentes. Todos os itens, especialmente os obrigatórios, devem estar funcionando perfeitamente, de acordo com as especificações técnicas do fabricante.

O Código de Trânsito Brasileiro(CTB) prevê:

Art. 27

Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

 

Vemos ali, que o condutor é o responsável pelas boas condições do veículo.

Você já viu alguém com um galão de combustível, indo ao posto ou voltando para abastecer seu veículo que ficou parado na rua por falta de combustível? Esta falta de combustível também recebe uma penalidade:

Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Art. 180

Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.

 

Primeiramente o condutor será apontado responsavelmente, pois está operando o veículo, maso proprietário também terá que responder a alguma implicação legal.

Capítulo XVI – DAS PENALIDADES

Art. 257

As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário do veículo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicas expressamente mencionados neste Código.

  • 2º Ao proprietário caberá sempre a responsabilidade pela infração referente à prévia regularização e preenchimento das formalidades e condições exigidas para o trânsito do veículo na via terrestre, conservação e inalterabilidade de suas características, componentes, agregados, habilitação legal e compatível de seus condutores, quando esta for exigida, e outras disposições que deva observar.

 

Reforçando: (grifo nosso) “Ao proprietário caberá sempre a responsabilidade pela infração condições exigidas para o trânsito do veículo na via terrestre, conservação e inalterabilidade de suas características, componentes, agregados/…/”, o que se pode entender claramente como manutenção veicular.

Tipos de Manutenção Veicular

A manutenção pode ser de três tipos:

 

Preditiva: Realizar a manutenção de acordo com a orientação prevista no manual do veículo, como por exemplo, a troca de óleo, correia dentada, etc..

Preventiva:Acontece  com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento no veículo. Por exemplo, trocar as palhetas do limpador de para brisa quando percebe que não estão mais limpando bem. Outro exemplo, verificar se tem o combustível suficiente para o deslocamento.

Corretiva: Usar até o equipamento não funcionar mais, e só então consertar ou substituir. Por exemplo, pneu “careca” ou furado.   A manutenção mais adequada é a Preventiva!

Ou seja, agir ANTES que um problema aconteça. Para isso é importante estar atento ao manual do veículo e fazer uma visita ao mecânico de confiança sempre que perceber algo estranho, um “barulhinho”,  ou algo que “não esteja normal”.

Aqui vale o famoso ditado “melhor pecar por excesso de cuidado, do que pela falta”.

Itens veiculares obrigatórios

 

Os itens obrigatórios são citados na  Resolução 14  do Contran.

 

Para-choques, dianteiro e traseiro.

Os para-choques servem  para diminuição de danos em caso de colisão frontal e traseira.

Luzes de posição dianteiras de cor branca ou amarela

Luzes que servem para indicar a presença e a largura do veículo no caso de ônibus e caminhões. Devem ser usadas durante o dia, em caso de chuva ou neblina – embora seja recomendável o farol baixo ou de neblina; e à noite, com o carro parado, no embarque e desembarque de passageiros ou em operações de carga e descarga.

Faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela

A luz é um fator fundamental de segurança para que os usuários virem  e serem vistos. Por esse motivo os faróis – luz baixa e alta devem estar em condições de uso.

Lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca

A função desta lâmpada é iluminar a placa identificando o veículo.

Lanternas de freio de cor vermelha

Servem para  indicar aos demais usuários, que vem atrás, que o condutor está utilizando os freios.

Lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha

É a luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda. Avisar das intenções aos outros condutores, evitando freadas bruscas, colisões e até mesmo grandes acidentes.

Lanternas de posição traseiras de cor vermelha

Luzes que servem para indicar a presença do veículo na via; quando os faróis são acesos, elas também são acesas automaticamente.

Lanterna de marcha à ré, de cor branca

Sua função é alertar os outros motoristas e pedestres que o carro está se movendo para trás, anunciar a manobra que será feita.

Espelhos retrovisores, interno e externo

O retrovisor é um equipamento utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. Os veículos possuem três espelhos retrovisores: o espelho interno central, que garante visibilidade traseira durante a condução e os laterais, que tem como função ajudar o condutor a enxergar fora de sua visão periférica para o lado direito e esquerdo.

Lavador de para-brisa

Ejeta água no para-brisa com o objetivo de limpar o vidro do veículo e melhorar a visibilidade.

Limpador de para-brisas

Permite a limpeza do vidro do para brisas; é preciso manter as palhetas do em bom estado.

Pala interna de proteção contra o sol para o condutor

Evita a incidência direta de raios solares que atrapalham a visão dos motoristas.

Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo

Equipamento importante para a segurança de seus ocupantes e deve ser usado por todos que estiverem no veículo. Nunca deve ter mais passageiros  do que o numero de cintos de segurança.

Triângulo de sinalização

O triângulo de segurança, ou dispositivo de sinalização luminosa e refletora de emergência, é um equipamento obrigatório em todos os automóveis para indicar veículo parado, em manutenção, ou acidente.

Macaco, compatível com o peso e carga do veículo.

O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus. O instrumento ergue o veículo através de uma manivela, assim sustentando o carro e possibilitando a troca.

Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança

Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm já são considerados “carecas” e seu uso não é recomendado.

O estepe deve estar sempre em perfeitas condições de uso. Ao fazer a calibragem semanal, lembrar-se de conferir se o estepe está com a pressão e as condições gerais adequadas.

Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes.

O “freio de mão” merece cuidado porque sem a manutenção, perde a eficiência durante o uso e pode causar acidentes.

Buzina

A buzina deve ser usada em duas situações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro: para fazer advertências necessárias, quando houver um risco à segurança do trânsito e, fora das áreas urbanas, para indicar o propósito de ultrapassar outro veículo.

 

Oque diz a Legislação         

De acordo com o CTB, artigo 30, inciso 18, conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, gera infração grave, com a perda de 5 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23.

Além do desgaste das peças, da reposição das mesmas, da insegurança no ato de dirigir, da possibilidade de acidentes, ainda tem a perda financeira e pontos na carteira.

Embora a preocupação não deva ser com as multas e sim com a correta manutenção, veja a seguir, algumas penalidades referente a falta de manutenção veicular. São referentes ao Artigo 230, do CTB:

 

Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Art. 230

Conduzir o veículo:

/…/

VIII – sem ter sido submetido à inspeção de segurança veicular, quando obrigatória;

IX – sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;

XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;

XII – com equipamento ou acessório proibido;

XIII – com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;

XIV – com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho;

XV – com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no pára-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo, excetuadas as hipóteses previstas neste Código;

XVI – com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas;

XVII – com cortinas ou persianas fechadas, não autorizadas pela legislação;

XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;

XIX – sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva:

Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização;

 

E, para terminar, caso tenha outras duvidas, leia o manual do seu veÍculo ou procure o mecânico de sua confiança.

Manutenção também é Direção Defensiva

A Direção Defensiva também é conhecida como “direção segura”.  São precauções que devem ser tomadas por todo aquele que conduzir um veículo para preservar sua vida e evitar acidentes.

Quando o motorista toma estas precauções, torna sua direção mais segura mesmo frente a condições adversas que possa encontrar nas vias de trânsito, isto é, fatores possivelmente prejudiciais à sua condução tais como chuva forte, falhas na via e defeitos no veículo.

Fazem parte da Direção Defensiva:

O VEÍCULO:  É essencial conhecer o funcionamento do seu veículo e fazer a manutenção preventiva sempre, cuidando dos pneus, cintos de segurança , sistema de iluminação, freios, e demais componentes para que  estejam funcionando corretamente e em boas condições de uso.

O MOTORISTA: A postura do Motorista ao volante também deve ser impecável, sentando-se corretamente para evitar desgaste físico e tem uma boa visualização da via, do painel do carro e dos retrovisores (devidamente ajustados). Além disso, deve estar focado no trânsito, jamais utilizando o celular, consumindo álcool, drogas, ou dirigindo se estiver com sono.

É importante também que se mantenha uma atitude positiva, não se envolvendo em brigas de trânsito e buscando manter o nível de stress baixo.

CONHECIMENTO TEÓRICO: É muito importante ter conhecimento sobre as regras de trânsito para poder reagir corretamente as diferentes situações que podem surgir, por isso deve sempre estar atualizado nos conceitos de Direção Defensiva.

AS CONDIÇÕES DA VIDA DE TRÂNSITO: Obedeça ao limite de velocidade e demais sinalizações. Fique atento as condições da pista que pode ter buracos, elevações ou alterações no tipo de pavimento que venham a prejudicar a dirigibilidade do carro. Fique atento também a chuva, neblina, vento ou fumaça proveniente de queimadas podem alterar a visibilidade do motorista ou alterar a aderência à pista.

É importante saber como proceder em cada uma destas situações e prever quando elas estão se aproximando: para isso serve a Direção Defensiva.

Onde posso estudar Direção Defensiva?

 Cursos de Trânsito oferece o Mini Curso de Direção Defensiva na modalidade de Ensino a Distância.

O curso é feito 100% online e você pode estudar onde e quando quiser, diretamente de seu computador, tablet ou celular!

 

Fonte das informações: DENATRAN, CTB

Autoria: Francisco Mauricio Bieniacheski Instrutor de Conteúdos – IBACBRASIL

Com quantos pontos se perde a Carteira de Motorista?

Com quantos pontos se perde a CNH?

Muitos motoristas tem dúvidas sobre o acumulo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Será que eles zeram no final do ano? É possível perder a CNH com uma multa só? Multa gravíssima perde a carteira? Afinal de contas, com quantos pontos se perde a CNH? Vamos responder a todas estas dúvidas nesta matéria!

Os Pontos na CNH

Conforme o motorista comete infrações, pontos são computados em sua CNH, sendo sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves.

Além dos pontos, cada tipo de infração possui um valor de multa, que pode ser multiplicado conforme previsão legal para cada caso.

Suspensão da CNH

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação gera a suspensão da CNH, ou seja, suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Entretanto, nem sempre é necessário o acumulo de pontos para que aconteça a suspensão. Em alguns casos, apenas uma infração é suficiente, conforme nos diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

 – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

 II – por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Portanto, sim, é possível ter a carteira suspensa tendo cometido uma única infração.

O motivo é porque o CTB prevê que essas infrações são mais do que gravíssimas e o valor da multa não seria o suficiente para punir o infrator, que deve passar por um processo de reeducação.

Quais são as infrações que geram Suspensão de CNH?

  1. Dirigir sob a influência de álcool ou negar-se a realizar o teste do Bafômetro
    A lei seca é rígida, e tem o objetivo de reduzir acidentes causados pela soma de álcool e volante. Por isso, quem é pego dirigindo alcoolizado tem sua CNH suspensa, além do pagamento da multa. O mesmo é válido para o motorista que se recusa a realizar o teste do Bafômetro.
  2. Não usar capacete 
    Visando a segurança do piloto e do passageiro de motocicletas, são punidos aqueles que não utilizarem capacete. Além da suspensão do direito de conduzir, deverá pagar uma multa.
  1. Executar manobra perigosa
    Você já deve ter presenciado um condutor fazendo aquela arrancada brusca ou a famosa “fritada” de pneus não é mesmo? Esta é uma infração gravíssima, que suspende o direito a dirigir e ainda vem acompanhada de multa!
  1. Excesso de velocidade
    A multa por excesso de velocidade é muito conhecida e temida pelos motoristas. No caso da suspensão, ela ocorre quando a velocidade atingida pelo veículo é superior a 50% da velocidade permitida na via.
  2. Forçar passagem entre veículos
    Antes de efetuar uma ultrapassagem, todo condutor deve se certificar de que haja extensão livre suficiente para sua manobra na faixa que irá tomar. Não observar esta precaução coloca em risco a vida dos outros usuários da via, por isso gera suspensão da CNH e multa.
  3. Ameaçar pedestre
    O motorista que for pego ameaçando pedestres que estejam atravessando a via será autuado com infração gravíssima. A multa é de R$293,47, e é feito o recolhimento do documento de habilitação.
  4. Transpor bloqueio policial
    Ao se deparar com um bloqueio policial, nunca passe por ele sem autorização, ou terá sua CNH suspensa com esta infração gravíssima.
  5. Condutor envolvido em acidente com vítima não cumprir com suas obrigações
    Quando um condutor se envolve em um acidente com vítima, é sua obrigação prestar socorro, adotar providências para evitar perigo para o trânsito no local, e colaborar com a polícia preservando o local e prestando as informações solicitadas. Descumprir com estas orientações é considerado infração gravíssima, que suspende a CNH e gera multa.
  6. Disputa por emulação e competição esportiva
    São os famosos “rachas” em vias públicas. A prática é ilegal, gerando suspensão da CNH e multa.

 

Pontos na CNH zeram no Ano Novo?

Diferente do que muitos acreditam a pontuação da CNH não zera com a virada do ano.

Os pontos só são retirados após um período de 12 meses da infração cometida. Ou seja, os pontos recebidos em julho de 2017, por exemplo, só irão sair da contagem em julho de 2018, e não no dia 01 de janeiro.

Dirigir com a CNH cassada ou suspensa

Dirigir com carteira cassada ou suspensa é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Se você está dirigindo com a CNH Suspensa, pode piorar sua situação, pois pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Reciclagem da Habilitação

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui. 

Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran, e a partir de 3 dias já se pode concluir os estudos.

Curso de Reciclagem a Distância

 

O Curso de Reciclagem a Distância do IBACBRASIL – Cursos de Trânsito  já ajudou mais de 50mil condutores a recuperar a CNH.

O  IBACBRASIL é, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

A versão Online é mais prática e mais flexível para quem tem pouco tempo para ir até a autoescola em vários dias para fazer as aulas. Com as aulas sendo feitas direto de casa ficou muito mais fácil recuperar a Carteira de Habilitação. Para saber mais sobre o curso acesse www.cursosdetransito.com

 

Semana Nacional do Trânsito

Entenda a importância da Semana Nacional de Trânsito com IBACBRASIL – Cursos de Trânsito

Para que serve a Direção Defensiva?
Para que serve a Direção Defensiva?

Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, acontece a Semana Nacional de Trânsito, com o objetivo de trazer conscientização para todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

“Nós somos o trânsito” é oficialmente o mote da campanha, e foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

A proposta é chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude de cada um de nós, evidenciando que cada um é responsável por mudar o cenário do alto número de acidentes adotando novos comportamentos.

Neste sentido, não apenas o motorista é responsável por um trânsito seguro, mas também motociclistas, pedestres e ciclistas.

Quais as causas dos acidentes?
Quais as causas dos acidentes?

Trânsito no Brasil

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

No país aproximadamente 3,7 mil meninas e meninos de zero a 14 anos morrem e outros 113 mil são hospitalizados devido a acidentes todos os anos.

O acidente que mais tira a vida de crianças e adolescentes de zero a 14 anos são os acidentes de trânsito. Em seguida estão os afogamentos e a sufocação.

Cada um faz sua parte

Mini curso do Cursos de Trânsito
Mini curso do Cursos de Trânsito

Se você quer dirigir melhor, a dica que damos hoje é adotar a Direção Defensiva.

Um estudo conduzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontou que 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Desatenção dos condutores e desrespeito à legislação são comuns, com motoristas trafegando com excesso de velocidade, usando celular, ignorando cinto de segurança ou capacete e consumindo bebidas alcoólicas.

Falhas no veículo representam apenas 5% das causas dos acidentes, sendo que as manutenções preventivas e corretivas são responsabilidades do condutor, podendo se associar esta causa a fator humano também.

Os 5% restantes estão ligados a problemas na via, tais como estradas mal sinalizadas ou pista com defeitos.

Para evitar acidentes e conservar sua vida e a da sua família, é essencial trazer a Direção Defensiva para o dia a dia no trânsito.

Quando o motorista toma estas precauções, torna sua direção mais segura mesmo frente a condições adversas que possa encontrar nas vias de trânsito, isto é, fatores possivelmente prejudiciais à sua condução tais como chuva forte, falhas na via e defeitos no veículo.

Trazemos as dicas a seguir como um estímulo a reflexão: eu aplico Direção Defensiva no meu dia a dia ? Confira:

Webcard_Codigo_TransitoO VEÍCULO: é essencial conhecer o funcionamento do seu veículo e fazer a manutenção preventiva sempre, cuidando dos pneus, cintos de segurança, sistema de iluminação, freios, e demais componentes para que estejam funcionando corretamente e em boas condições de uso.

O MOTORISTA: A postura do Motorista ao volante também deve ser impecável, sentando-se corretamente para evitar desgaste físico e ter uma boa visualização da via, do painel do carro e dos retrovisores (devidamente ajustados). Além disso, deve estar focado no trânsito, jamais utilizando o celular, consumindo álcool, drogas, ou dirigindo se estiver com sono.

Também é importante que se mantenha uma atitude positiva, não se envolvendo em brigas de trânsito e buscando manter o nível de stress baixo.

CONHECIMENTO TEÓRICO: É muito importante ter conhecimento sobre as regras de trânsito para poder reagir corretamente as diferentes situações que podem surgir, por isso deve sempre estar atualizado nos conceitos de Direção Defensiva.

AS CONDIÇÕES DA VIA DE TRÂNSITO: obedeça ao limite de velocidade e demais sinalizações. Fique atento as condições da pista que pode ter buracos, elevações ou alterações no tipo de pavimento que venham a prejudicar a dirigibilidade do carro. Fique atento também a chuva e neblina, vento ou fumaça proveniente de queimadas podem alterar a visibilidade do motorista ou alterar a aderência à pista.

É importante saber como proceder em cada uma destas situações e prever quando elas estão se aproximando: para isso serve a Direção Defensiva.

Onde posso estudar Direção Defensiva?

O Cursos de Trânsito oferece o Mini Curso de Direção Defensiva na modalidade de Ensino a Distância.

O curso é feito 100% online e você pode estudar onde e quando quiser, diretamente de seu computador, tablet ou celular!

Fonte: ONSV, DENATRAN

Por Amanda Silva

 

 

 

Reciclagem de CNH pode ser feita Online no Paraná

Conheça a solução que vai facilitar a vida dos Motoristas

CNH Suspensa
CNH Suspensa

O acumulo de 20 pontos no período de 1 ano na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Além disso, existem infrações de trânsito que geram diretamente a suspensão da CNH, como dirigir sob a influência de álcool e não utilizar o capacete, por exemplo.

Se você teve sua CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Curso Online de Reciclagem de CNH
Curso Online de Reciclagem de CNH

Curso Online é mais flexível

O DETRAN-PR habilita os cursos a distância de Reciclagem para Condutores através da Portaria 117/2018 COOHA DG.

As 30 horas aula do curso de Reciclagem para que precisa regularizar a situação de sua CNH são oferecidas em dois formatos: o presencial, onde você precisa de deslocar até a auto escola, e o Online, onde você estuda diretamente do seu computador ou smartphone, onde quiser.

A versão Online, além de mais barata, é mais prática e mais flexível para quem tem pouco tempo para ir até a autoescola em vários dias para fazer as aulas.

Como regularizar a CNH suspensa?

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui. 

O Cursos de Trânsito https://www.cursosdetransito.com.br/ oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias. Isto significa que você pode participar das aulas online diretamente da sua casa.

Como funciona o Curso Online?

Webcard_CampanhaReciclagemParanáNo Curso de Reciclagem para Condutores do Cursos de Trânsito, você vai estudar utilizando a Plataforma Jornada, um ambiente virtual intuitivo e fácil de usar.

No Cursos de Trânsito, você nunca está sozinho. Se tiver qualquer dúvida em relação aos estudos, basta entrar em contato com o seu Monitor pelo chat ou pelo correio eletrônico da Plataforma Jornada. Fora do horário de atendimento do seu Monitor, deixe um recado e ele retornará por e-mail ou mesmo por telefone.

Caso prefira, entre em contato conosco pelo telefone (41) 2107.0700, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, ou pelo WhatsApp!

A carga horária do Curso é de 30 horas-aula. Isso significa que, em média, os alunos dedicam 30 horas para estudar, responder aos exercícios, realizar as avaliações de cada Núcleo Temático e a Prova Final (simulado).

O prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 3 dias.

Há um calendário recomendado sugerindo um ritmo para os estudos, mas você tem total autonomia para decidir como vai estudar.

Os conteúdos e avaliações estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Porque escolher o Cursos de Trânsito?

Webcard_50MilMotoristasCursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.

Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.

Quem já fez, indica!

Quando o aluno finaliza o curso, pedimos para que ele preencha uma avaliação do conteúdo e do atendimento. Nesta pesquisa, 98% dos alunos avaliaram nosso atendimento e o Curso de Reciclagem como Bom e Ótimo!

Confira abaixo alguns depoimentos que recebemos:

 

Depoimento
Depoimento

Depoimento03-Vanessa

Como me inscrever no Curso?

Em nosso site temos o passo a passo para se inscrever. Confira clicando AQUI.

Minha CNH pode ser suspensa por causa da Lombada Eletrônica?

Como funciona a Lombada Eletrônica

A lombada eletrônica é um tipo de medidor de velocidade, assim como o radar, que pode ser identificado pelo display eletrônico que indica para o condutor a velocidade medida, além da sinalização própria na via.

A lombada eletrônica é utilizada em locais onde se faz necessária uma redução pontual de velocidade dos veículos, como pontos com travessia de pedestres em uma rodovia, por exemplo.

Suspensão de CNH por conta da Lombada Eletrônica é possível?

Quando a Suspensão pode acontecer com uma só multa?
Quando a Suspensão pode acontecer com uma só multa?

Conforme o motorista comete infrações, pontos são computados em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves. Além dos pontos, cada tipo de infração possui um valor de multa, que pode ser multiplicado conforme previsão legal para cada caso.

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Entretanto, nem sempre é necessário o acumulo de pontos para que aconteça a suspensão. Em alguns casos, apenas uma infração é suficiente, conforme nos diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

 – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

 II – por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Quando falamos em Lombada Eletrônica, podemos considerar que o limite de velocidade costuma não ultrapassar os 40km/h. Quando o excesso for superior a 50% do regulamentado, a infração pode resultar na suspensão do direito de dirigir.

Portanto, sim, é possível ter a Habilitação suspensa por ter ultrapassado o limite de velocidade exigido pela Lombada Eletrônica.

A infração em questão está prevista no Artigo 218 do Código Brasileiro de Trânsito.

“Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias: (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)

III – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinqüenta por cento): (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)
Infração – gravíssima; (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)
Penalidade – multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação. (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)”

Questão de Direção Defensiva

Para que serve a Direção Defensiva?
Para que serve a Direção Defensiva?

Segundo o Manual de direção defensiva do DENATRAN, todos os motoristas tem a obrigação de dirigir numa velocidade compatível com as condições da via, respeitando os limites de velocidade estabelecidos.

Embora os limites de velocidade sejam os que estão nas placas de sinalização, há circunstâncias momentâneas nas condições da via  que exigem que você reduza a velocidade para dirigir com segurança, já que quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves são os acidentes e maior a possibilidade de morte no trânsito.

Quais são as outras infrações que geram Suspensão de CNH?

 

  1. Dirigir sob a influência de álcool ou negar-se a realizar o teste do Bafômetro
    A lei seca é rígida, e tem o objetivo de reduzir acidentes causados pela soma de álcool e volante. Por isso, quem é pego dirigindo alcoolizado tem sua CNH suspensa, além de pagar uma multa de R$ 2.934.70. O mesmo é válido para o motorista que se recusa a realizar o teste do Bafômetro.
  2. Não usar capacete 
    Visando a segurança do piloto e do passageiro de motocicletas, são punidos aqueles que não utilizarem capacete Além da suspensão do direito de conduzir, a multa aplicada é de R$ 293,47. E não basta usar o equipamento! O item de proteção também precisa estar bem encaixado e dentro dos padrões de segurança exigidos.
  3. Executar manobra perigosa
    Você já deve ter presenciado um condutor fazendo aquela arrancada brusca ou a famosa “fritada” de pneus com derrapagens ou deslizamentos, não é mesmo? Esta é uma infração gravíssima, que suspende o direito a dirigir e ainda vem acompanhada de uma multa de R$ 2.934,70.
  4. Forçar passagem entre veículos
    Antes de efetuar uma ultrapassagem, todo condutor deve se certificar de que haja extensão livre suficiente para sua manobra na faixa que irá tomar. Não observar esta precaução coloca em risco a vida dos outros usuários da via, por isso gera suspensão da CNH e multa de R$2.934,70
  5. Ameaçar pedestre
    O motorista que for pego ameaçando pedestres que estejam atravessando a via será autuados com infração gravíssima. A multa é de R$293,47, e é feito o recolhimento do documento de habilitação.

    Motoristas também são pedestres!
    Motoristas também são pedestres!
  6. Transpor bloqueio policial
    Ao se deparar com um bloqueio policial, nunca passe por ele sem autorização, ou terá seu direito de dirigir suspenso. A infração, neste caso gravíssimo, tem multa de R$293,47.
  7. Condutor envolvido em acidente com vítima não cumprir com suas obrigações
    Quando um condutor se envolve em um acidente com vítima, é sua obrigação prestar socorro, adotar providências para evitar perigo para o trânsito no local, e colaborar com a polícia preservando o local e prestando as informações solicitadas. Descumprir com estas orientações é considerado infração gravíssima, que suspende a CNH e gera multa de R$ 1.467,35.
  8. Disputa por emulação e competição esportiva
    São os famosos “rachas” em vias públicas, onde são feitas competições de velocidade e manobras ao volante. A prática é ilegal, gerando suspensão da CNH e multa de R$2.934,70.

 

Como regularizar a CNH suspensa?

Curso Online de Reciclagem de CNH
Curso Online de Reciclagem de CNH

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

A carga horária do Curso é de 30 horas-aula e o prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 03 dias.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui. 

 

Porque escolher o Cursos de Trânsito?

 

Cursos de Trânsito tem muitos clientes satisfeitos!
Cursos de Trânsito tem muitos clientes satisfeitos!

Cursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.

Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.

FONTES: DENATRAN, ONSV

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?

0800 400 2107 ou contato@cursosdetransito.com.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 21:00h. De sábado, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. Exceto Feriados.